A Venite está em funcionamento há mais de seis décadas, fundada por João Malagueta essa pizzaria é a favorita do chef Alex Atala, que reconhece o valor da massa feita como antigamente. Atualmente, a pizzaria está sob o comando de João Carlos Malaguetta, filho do fundador, que passou as últimas décadas aprendendo com o pai a como encantar o paladar exigente do paulistano.
O grande diferencial da Venite ao longo desses mais de 60 anos de atividade está em manter a tradição no preparo das massas e os sabores que se tornaram clássicos do cardápio. A função de preparar as massas, montar e assar as pizzas que, durante muito tempo, foi do fundador, agora passou para as experientes mãos de seu filho.
Quem escolhe a Venite sabe que está saboreando um produto de qualidade preparado de acordo com a tradição. Indo na contramão dos modismos, a pizzaria usa forno a gás desde sua fundação e conta com os melhores sabores da cidade brasileira que é considerada como a cidade da pizza, São Paulo.
Nascido em 1925, João Malagueta perdeu sua mãe quando tinha apenas 11 anos de idade. Ficando em Piracicaba enquanto seu pai se mudou para São Pedro, o jovem João começou a trabalhar em padarias, aprendendo os mistérios do fabrico de pães. Em 1945, se mudou para São Paulo e começou a trabalhar em pizzarias, descobrindo o seu talento para a preparação de massas e sabores diferenciados.
No ano de 1956, João Carlos abriu a Venite e já no primeiro dia de atendimento fez 18 pizzas. Esse número não era nada em comparação as mais de 300 pizzas diárias que João estava acostumado a fazer na pizzaria em que trabalhava e para qual criou uma infinidade de sabores.
João procurou durante algum tempo o local em que funcionaria a sua pizzaria e, então, se decidiu por um casarão em frente ao Instituto Biológico na Vila Mariana. O nome “Venite” foi dado em homenagem a uma música de Nicola Paone.
Quando se fala sobre a pizzaria Venite é difícil não pensar diretamente em seu cardápio, que mantém os sabores tradicionais como Marguerita, Minestrona, Alho e Óleo, entre outras. Mesmo antes da inauguração de sua própria pizzaria, João já criava sabores enchendo uma mesa de farinha e usando o seu talento para definir as quantidades de cada ingrediente.
Algo bastante interessante é que o pizzaiolo não usava receitas, fazia as massas e montagens de acordo com sua intuição. Tendo saído de uma pizzaria tradicional, em que trabalhou até a abertura da Venite, João procurou inovar nos sabores para distanciar o resultado final do que fazia na outra casa.
Desde que inaugurou a Venite contou com uma boa clientela, em especial moradores da Vila Mariana. Contudo, em 1995, a casa conheceu o grande sucesso após uma matéria realizada pela Revista Veja. Nessa ocasião, João não quis sair numa foto com medo de sequestro e, então, deixou que suas pizzas ilustrassem as páginas da revista.
A reportagem fez com que mais pessoas tivessem a curiosidade de saborear as pizzas da Venite, e quando João abria a casa, às 18h, já tinha uma fila enorme em frente. Muitos famosos descobriram a pizzaria, que logo passou a ser frequentadas por nomes como Rita Lee, Titãs, RPM, Paula Toller e o chef Alex Atala.
Não importa quantos anos passem, a massa da Venite se mantém sempre saborosa e perfeita para os mais diferentes paladares. Trata-se de uma massa que João preparava antes de se mudar para São Paulo e que tem um toque leve de banha. Assada em forno a gás, a massa não fica devendo nada para massas assadas em forno a lenha.
Atualmente, a pizzaria está sob o comando de João Carlos Malaguetta, o filho do fundador, e atende somente em sistema de delivery. São 28 sabores com aquele toque de massa caseira que diferencia a Venite das outras pizzarias.